facebook instagram
Portal de Turismo de
Lauro Müller

Lauro Müller


{{previsaoTempo.dia1.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia1.condicao}} min {{previsaoTempo.dia1.minima}} / max {{previsaoTempo.dia1.maxima}}
{{previsaoTempo.dia2.diaSemana}} {{previsaoTempo.dia2.condicao}} min {{previsaoTempo.dia2.minima}} / max {{previsaoTempo.dia2.maxima}}

Apresentação

Desde sua colonização Lauro Müller teve a Serra do Rio do Rastro como sua maior característica, onde a partir dela, tornou-se conhecida como a Capital Nacional do Carvão Mineral. Tropeiros desciam a Serra do Rio do Rastro com seus cavalos e mulas para transportarem alimentos e objetos para troca na região de pé da serra, quando em uma noite ao fazerem o fogo, perceberam que as rochas eram incandescentes, trazendo os olhares e o investimento de fortes empresários em âmbito nacional.

Lauro Müller (SC) é um município localizado no sul do Brasil, colonizado por imigrantes italianos e conhecido como berço histórico do Carvão Nacional. Surgiu aproximadamente em 1827, em função da exploração do carvão mineral, quando os tropeiros que passavam pela Serra do Rio do Rastro descobriram que as pedras pretas com que acendiam as fogueiras eram incandescentes.

     A construção da estrada de ferro Dona Tereza Christina, que ligava o porto de Imbituba até Lauro Müller (SC), foi o que efetivou a exploração do carvão no município por volta do ano de 1874. É pertencente à Associação dos Municípios da Região Carbonífera – AMREC e a região turística Instância de Governança Encantos do Sul.

Lauro Müller (SC) recebeu esse nome em 25 de setembro de 1905, em homenagem ao catarinense Dr. Lauro Severiano Müller. Foi instalado como município em 20 de janeiro de1957. Possui recursos naturais, como: vegetação, animais silvestres, Serra do Rio do Rastro, beleza dos cânions da Serra Geral, cachoeiras, grutas, rios, vales, montanhas e o clima das estações, inclusive a neve. Tem como destaque também seus recursos culturais, históricos, religião, música, arquitetura antiga, crenças, colonização baseada na história do carvão, dos tropeiros e dos imigrantes italianos. A produção de vinhos, cachaça, melado, açúcar mascavo, leite e seus derivados, a carne suína, artesanato, o pão colonial e tantas outras atividades do meio rural, tornam-se ricos atrativos para quem busca a paz, o sossego do interior e a harmonia com a natureza.

Lauro Müller possui um importante passado histórico para a região, além de atrativos naturais e culturais ligados a toda esta história de evolução e crescimento.

Imagem ilustrativa região turística Encantos do Sul

Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta a visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esse incrível roteiro de encantos.

Saiba mais sobre a região Encantos do Sul acessando o
IDMS de Lauro Müller
Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável
0,000
Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Lauro Müller.
Saiba Mais

COMO CHEGAR

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

Florianópolis, SC 194 km Ver mapa >
Blumenau, SC 323,6 km Ver mapa >
Joinville, SC 356,9 km Ver mapa >
Chapecó, SC 489 km Ver mapa >
Lages, SC 157,4 km Ver mapa >
Criciúma, SC 43,8 km Ver mapa >
Porto Alegre, RS 327,7 km Ver mapa >
Curitiba, PR 479,3 km Ver mapa >
São Paulo, SP 875 km Ver mapa >
Brasília, DF 1.595 km Ver mapa >